quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Somos Maus


Estamos aqui para manter a ordem. Estamos aqui para corrigir a postura de muitas pessoas que invadem a liberdade do próximo. Estamos aqui para usar de força ostensiva e até repressiva para conter os ânimos de gente que não se respeita. Somos maus.


A imagem que se tem da Polícia Militar causa estranhamento e certa dose de medo na população, o que a faz demonstrar desprezo e até um certo desrespeito para com os agentes da lei. No geral, não procuramos refletir que dentre os nossos vizinhos, amigos, professores (e por que não?) desafetos, há praças e oficiais que representam essa força de trabalho insalubre, cujo comando objetiva um bom convívio em sociedade.


O soldado, o policial, o "coxinha" arrisca sua vida e a de sua família para fazer valer, na prática, os princípios que regem a nossa Constituição. Há procedimentos padronizados de conduta, hierarquia e disciplina e o fato de pertencerem à Instituição não quer dizer que sejam pessoas boas. As más intenções existem como em qualquer empresa, e por sua vez acabam por serem desmascaradas e punidas, como também ocorre independente do lugar.


Percebemos, assim, que existe uma linha muito tênue entre aqueles que se declaram como combatentes da criminalidade e os cidadãos comuns, pois todos temos o papel de trabalhar e servir. Cabe a cada um de nós: pais e filhos, civis e militares, conhecer a marcha e ir tocando em frente.


Petisco: Hoje não tem biscoito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário