segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

O Ator Criador, de Reinaldo Maia



Alicerçado em dois principais eixos, sendo eles o autoconhecimento e o enfrentamento da indústria do lazer, Reinaldo Maia reflete sobre a importância das atitudes de um ator no teatro.

Citando diversos exemplos de doutrinas e filosofias, passando por Platão, pelo Tao e fazendo paralelos com a Alquimia, o autor frisa o quanto é necessário que o ator crie à sua volta, utilizando da imaginação.

Criar não apenas no sentido de fazer um novo trabalho, mas de gerar uma sensação nova, principalmente dentro de si, o que fatalmente acabará por atingir o público de maneira menos superficial.

Em "O Ator Criador", Reinaldo defende a riqueza do fator vivência para o fazer teatral, em detrimento da supervalorização da técnica e do teatro comercial que fazem da arte, na opinião dele, um produto, um artigo de prateleira. Neste caso existe inclusive a conceituação que o autor faz do ator que tem o teatro como forma de projeção visual e lucro (artífice) e aquele que faz teatro devido a uma necessidade vital (artífex).

O livro, curto em número de páginas, é demasiado longo para passar a ideia da obra, dando a impressão que Reinaldo Maia pretende incansavelmente (quase que em um apelo) convencer o leitor de seu ponto de vista. Suas análises são muito pertinentes e servem de um grande aprendizado, mas o livro em si gira em torno da repetição de conceitos ao longo de suas páginas, o que é um recurso válido para memorização e assimilação do conteúdo, mas que torna a leitura em si um tanto quanto exigente.

Destaque ao paralelo feito por Maia entre elementos físicos e elementos inerentes a qualquer ator: é necessário construir um templo (sendo este o corpo do ator), é necessário adentrar ao templo (autoconhecimento) e é necessário que se siga um sacerdote (disciplina e métodos de estudo e desenvolvimento do trabalho artístico).

E já que o livro em grande parte é também um compilado de citações, em homenagem a quem o escreveu, destaco: "Processo e resultado não se distinguem, mas são etapas dessa busca da essência do ofício de representar".


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